sábado, 19 de setembro de 2015

VENTO

                                                                VENTO
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
vento é o fluxo de gases em curta escala. Na Terra, este corresponde ao deslocamento do ar, que migra de regiões de alta pressão atmosféricapara pontos em que essa pressão é inferior.[1] [2] No espaço sideral, vento solar é o movimento de gases ou partículas carregadas do Sol através do espaço, enquanto vento planetário é a liberação de elementos químicos gasosos da atmosfera de um planeta.
Ventos são comumente classificados por sua escala no espaço, sua velocidade, os tipos de forças que os causam, as regiões na qual eles ocorrem e seus efeitos. Os ventos mais fortes observados em um planeta do nosso sistema solar ocorrem em Netuno e Saturno.

Meteorologia


Influência na Sociedade Humana 
Em meteorologia, os ventos são muitas vezes expressos de acordo com a sua força e a direção de onde ele está soprando. Os ventos com grandes variações de velocidade em um curto espaço de tempo são chamados de rajada, que também pode se referir aos curtos momentos em que a velocidade do vento é a máxima. Os ventos fortes de duração intermediária (cerca de um minuto) são chamados de instabilidade ou lufada. Os ventos de longa duração têm diversos nomes associados com a sua intensidade média, como a brisa, ventotempestadefuracão e tufão. O vento ocorre em uma série de escalas, a partir de tempestade com duração de fluxos dezenas de minutos, para brisas locais gerada pelo aquecimento da superfície terrestre e duradoura de algumas horas, para o mundo, os ventos resultante da diferença na absorção de energia solar entre a zona do climas na Terra. As duas principais causas de larga escala de circulação atmosférica são o aquecimento diferencial entre a linha do equador e os pólos, e a rotação do planeta (efeito Coriolis). Dentro dos trópicos, a baixa atividade térmica e as circulações sobre planaltos do terreno e alta pode dirigir da circulação: chamados de monção. Nas zonas costeiras da brisa do mar, em áreas que têm terreno variável, brisas de montanha e vale pode dominar ventos local.
 Os ventos podem moldar acidentes geográficos, através de uma variedade de processos eólicos tais como a formação de solos férteis, como loess e pela erosão[2] . A poeira de grandes desertos podem ser movidos a grandes distâncias de sua região de origem pelo ventos predominantes; os ventos que são acelerados por topografia acidentada e associados a surtos de poeira foram atribuídos nomes regionais em vários partes do mundo devido aos seus efeitos significativos sobre essas regiões. Também afeta a propagação do fogo.Eles dispersam sementes de várias plantas, permitindo a sobrevivência e dispersão dessas espécies de plantas, bem como populações de insetos voando. Quando combinada com temperaturas baixas, vento tem um impacto negativo sobre o gado; afeta a produção de alimento dos animais, bem como a sua caça e estratégias defensivas.Nas civilizações humanas, o vento inspirou a mitologia, influenciado os eventos de história, ampliou o leque de transporte e guerra, e forneceu com uma fonte de energia: energia eólica para o trabalho mecânico, na electricidade, e no lazer [3] . O vento tem poderes com das viagens de veleirosatravés dos oceanos da Terra[3] . O Balão de ar quente usam o vento para fazer viagens curtas, e voo motorizado usa-lo para aumentar elevador e reduzir o consumo de combustível. As áreas de vento de cisalhamento causada por vários fen��menos do clima pode levar a situações perigosas para as aeronaves. Quando os ventos se tornaram fortes, as árvores e estruturas feitas pelo homem são danificadas ou destruídas.

Causas

Vento é causado por diferença de pressão. Quando a diferença de pressão existe, o ar é acelerado da maior para menor pressão. Em um planeta em rotação, o ar será defletido pelo efeito Coriolis, exceto na linha do equador. Globalmente, os dois fatores mais predominantes em ventos de larga escala são a diferença de calor do equador e dos polos, e a rotação do planeta. Fora dos trópicos e em altas altitudes, ventos em larga escala tendem a aproximar balanço geostrófico. Perto da superfície da Terra, atrito faz com que o vento fique mais lento. Este atrito também faz com que o vento sopre mais adentro de regiões de baixa pressão.
Ventos definem um equilíbrio de forças físicas que são utilizadas para decomposição e análise do perfil do vento. Esses perfis são úteis para simplificar equações atmosféricas de movimentação e para compor argumentos qualitativos sobre distribuição horizontal e vertical dos ventos.
A componente geostrófica do vento é resultado do balanço entre a força de Coriolis e a força gradiente de pressão. Esta flui paralelamente às linhas isobáricas e aproxima o fluxo acima da camada de meia-altitudes.
O vento térmico é a diferença no vento geostrófico entre duas camadas da atmosfera. Este existe apenas em atmosfera com gradientes de temperatura horizontal.
A componente ageostrófica do vento é a diferença entre o vento real e a componete geostrófica. Esta é responsável pelos ciclones.
O vento gradiente é similar ao geostrófico, mas também incluiu uma força centrífuga (aceleração centrípeta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário